Ser ou Ter? Uma reflexão sobre o consumo de alto padrão.
Desde que me conheço por gente observo o comportamento e os processos de decisão de compra. Profissionalmente, minhas escolhas...
Desde que me conheço por gente observo o comportamento e os processos de decisão de compra. Profissionalmente, minhas escolhas me conduziram à missão de ajudar profissionais e empresários a posicionar adequadamente suas marcas, comunicando adequadamente seus produtos e serviços, de modo a vender do jeito certo, para as pessoas certas, no momento certo. Neste constante e crescente desafio de ajustar diferentes entendimentos é que residem importantes pontos de ressignificação, muitos deles consagrados, outros de grande relevância, que vêm se descortinando com os novos hábitos, consequentes das transformações exponenciais que vivemos nos âmbitos social, relacional e comportamental, enquanto pessoas e nos grupos que integramos.
Um ponto-chave a ser considerado é sobre a personalidade e a individualidade. Por mais expressivos que sejam e por mais que o cliente seja expert nas escolhas daquela categoria, a camada de serviços é determinante nas escolhas, na fidelidade e na perpetuidade daquela empresa na vida daquela pessoa. Presunções, generalizações e comparações, habituais e eficazes para determinados empreendimentos, dificilmente se encaixam adequadamente no atendimento quando o objetivo é estabelecer uma percepção de valor compatível com os diferenciais intrínsecos que aquele produto integra. Proporcionar uma experiência incrivelmente exclusiva e personalizada exige da organização um esforço intencional, um processo previamente estruturado e treinamento constante de modo que a conduta ética, a distinção, a sensibilidade e a atenção aos mínimos detalhes, que fazem a diferença, sejam percebidos e tratados adequadamente. É preciso entregar-se ao relacionamento com total foco nas realizações desejadas pelo cliente, compreendendo e comunicando adequadamente as limitações presentes, de modo a evitar as promessas desmedidas. Acima de tudo, ir além do que é dito; perceber sutilezas e nuances que facilitam ou dificultam as definições, posicionando-se como um facilitador, alguém capaz de compreender expectativas e antecipar situações, favorecendo o avanço natural do cliente a favor daquele que melhor desempenha este papel.
Como realizar esta façanha? Considerando o exposto aqui, trazendo à competência consciente todo o conhecimento, a expertise, da sua empresa, da sua trajetória profissional e do método com que a equipe é preparada de modo a executar com zelo e competência a experiência de compra do cliente, a cada momento da verdade da jornada de compra que se apresenta. Modelar a assertividade na postura e no discurso, notadamente para interações produtivas e efetivas, talvez seja o maior ativo intangível de sua empresa. Atenha-se a reproduzir esta prática, encurtando o tempo de aprendizado dos novos colaboradores, desenvolvendo profissionais de alta performance, em condições de proporcionar momentos mágicos aos seus clientes. multiplicando esse posicionamento para todo o seu mercado de atuação.
Não basta que esta condição se encontre nos dirigentes e líderes, todo o time precisa estar imbuído da essência de surpreender positivamente, com atenção plena ao conforto, ao bem-estar e às particularidades que todos temos e adoramos quando são percebidas e articuladas adequadamente em nossas jornadas de compra.
Sobre individualidade, ainda devemos destacar que o outro não sou eu! Parece óbvio, mas muitos de nós esquecemos desta obviedade quando se trata de conduzir processos de vendas, notadamente nos segmentos de mercado de alto padrão de consumo. Se ao invés de presumir, generalizar ou comparar, utilizássemos a nossa energia para compreender verdadeira e profundamente aquela ou aquelas pessoas que estão diante de nós com aquele projeto específico naquele momento? Acredito que este simples movimento de empatia facilita a compreensão, incentiva o desenvolvimento, promove a criatividade e fomenta a motivação na busca da sua própria realização, confiando que diante de si se encontra um profissional que realmente faz a diferença.
Vencer adversidades é a tônica de empreendedores e profissionais de sucesso mundo afora. Intuitivamente percebo que a minha atenção com quem compra, o que compra, porque compra, o sentido daquela compra para aquela pessoa e o quanto faria sentido para mim, se tornou um hábito e, a seguir, um aspecto relevante da metodologia com que trabalho pessoas e negócios. Quando descobri que o mercado valoriza quem melhor e mais vende, ficou muito claro que o entendimento da decisão de compra e do comportamento do comprador é determinante para as conquistas de todos os envolvidos nesta equação.
Antes do desejo de ter, as pessoas são quem são. E se conectam mais facilmente com pessoas que valorizam seu tempo, suas experiências, suas necessidades e seus desejos. Colocando-nos neste contexto, preparados técnica, relacional e emocionalmente para conduzir os clientes nesta jornada, penso que não exista nada que nos impeça de nos tornarmos referência no que fazemos.
Jonis Rocha @jonis.rocha Conecta pessoas para realizar seus propósitos, concretizar idéias e materializar sonhos através de métodos simples, ágeis e práticos. Atua na transformação de milhares de vidas, em mais de 1000 empresas, continuamente, desde 1993.
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